Buscar
  • Dr. Samuel Tomaz

Tive Covid-19

Atualizado: 28 de mar.


Dor e cansaço nas pernas tem sido uma queixa muito frequente em pacientes após a infecção por COVID-19, o que traz a dúvida se pode tratar-se de uma trombose ou não.


A trombose venosa profunda (TVP) é definida como a formação de um coágulo em uma veia profunda (normalmente nos membros inferiores), que pode gerar quadros desde assintomáticos até sequelas irreversíveis (conhecidas como síndrome pós-trombótica). Além disso, esse coágulo pode mover-se levando a uma embolia pulmonar, complicação essa que pode ser gravíssima.


Sabe-se que a infecção por COVID-19 leva a uma maior incidência na ocorrência de trombose e embolia pulmonar, chegando a cerca e 15% de todos os pacientes com COVID-19 em alguns estudos. Isso ocorre por mecanismos ainda não totalmente explicados.


Como até 50% dos pacientes com trombose não apresentam os sintomas clássicos da doença (dor, inchaço, vermelhidão e calor local) e pacientes após COVID-19 podem apresentar fadiga intensa e dores musculares, os quadros podem se confundir.


A infecção por COVID-19 é uma doença muito nova do ponto de vista científico e grande parte do seu mecanismo ainda está sendo descoberto. Procure um cirurgião vascular ou angiologista de sua confiança e esclareça suas dúvidas.


Samuel Tomaz Araújo


Cirurgião Vascular e Endovascular


CRM 166516