Buscar
  • Dr. Samuel Tomaz

Você sabe o que são as varizes de membros inferiores?

Atualizado: 28 de mar.




Varizes são veias que, devido a diferentes processos, tornaram-se dilatadas, alongadas, tortuosas, perdendo sua função valvular natural de trazer o sangue de volta ao coração.


Os principais fatores de risco para a doença de varizes são: herediatariedade, sexo feminino, uso de anticoncepcionais orais, sedentarismo, sobrepeso e tabagismo.


Os sintomas podem variar, desde muito leves como cansaço nas pernas e inchaço leve, até dores intensas, manchas irreversíveis e surgimento de úlceras.


Vasinhos nas pernas podem ser somente a ponta do iceberg, demonstrando uma doença mais grave subjacente. Dessa forma, o tratamento dos vasinhos também é importante.


O tratamento para varizes é individualizado, podendo variar desde modificações no estilo de vida e medicações até escleroterapia de vasinhos ou de varizes (aplicações) e cirurgias.


Devemos ficar atentos ao surgimento dos sintomas para um tratamento precoce, a fim de evitar a ocorrência de complicações relacionadas. Consulte o seu médico vascular ou angiologista.


Samuel Tomaz Araújo


Cirurgião Vascular e Endovascular


CRM 166516